Academia de Luta: o guia para abrir um negócio de sucesso


Você finalmente decidiu e está pronto para montar a sua própria academia de lutas, mas são tantos detalhes, que está até um pouco perdido por onde começar. Esse e-book é exatamente para você que quer empreender no seu próprio negócio.

Com esse guia para abrir um negócio de sucesso, você vai conseguir o passo-a-passo de como abrir sua academia de luta. E, o mais importante, como fazer do seu próprio negócio um sucesso, lhe proporcionando o retorno financeiro esperado, além da satisfação como empresário e realização profissional.

Você está pronto para dar esse grande e importante passo na sua carreira profissional como empreendedor? Então, aproveite a leitura para a sua jornada rumo ao sucesso!

Academia de Luta


1. Planeje Tudo

Muitas vezes os empresários abrem o seu próprio negócio com base na sua vivência e experiência profissional. É muito comum encontramos donos de academias de lutas que são atletas, que unem a afinidade com o esporte e a vontade de empreender. Essa afinidade já é um grande passo e facilita bastante a jornada para abrir o seu próprio negócio.
Entretanto, é exatamente essa afinidade que pode ser uma cilada para o empreendimento. Ao sentirem-se confortáveis sobre o assunto, muitos donos de academia tendem a abrir o próprio negócio pela intuição, com base na vivência e experiência pessoal, o que fatalmente pode comprometer o sucesso do negócio.
O segredo do sucesso de um bom negócio é o seu planejamento. Este segmento de mercado tem grandes possibilidades de sucesso e retorno financeiro, mas também enfrenta uma grande concorrência. Daí a importância de um bom planejamento.
Antes de sair montando a estrutura da sua academia de lutas dedique um bom tempo fazendo uma boa pesquisa desse segmento. Comece fazendo uma análise de cenário. Por exemplo, avalie qual seria a localização ideal para a sua academia de lutas. Procure por uma região que tenha um movimento comercial interessante, e que seja de fácil acesso. Provavelmente as localizações mais centrais vão estar saturadas, mas encontrar uma localização de fácil acesso, com uma boa estrutura, pode já destacar o seu negócio.
Outro ponto de análise é a sua concorrência. Procure saber o que as outras academias de lutas estão oferecendo. Conheça quais são as tendências adotadas, o que tem atraído a atenção dos atletas. Com essas questões resolvidas, você consegue pensar no que a sua academia pode oferecer para o atleta de forma diferenciada, atendendo as necessidades e demandas deles. Ao prestar atenção nas necessidades e demandas dos seus clientes, você consegue diferenciar o seu negócio dos demais e a consequência é o sucesso da sua academia.
Depois de analisar o local, o seu público, chegou a hora de pensar no seu negócio em si. O passo mais importante para começar a dar vida para sua academia de lutas é este. Dedique um tempo para avaliar e listar quais tipos de lutas você vai oferecer na sua academia. Avalie qual das modalidades você vai disponibilizar na sua academia. Você vai ofertar muay thai, taekwondo, karatê, jiu jitsu, judô, boxe, kung fu? Ou vai trazer alguma versão de luta diferenciada? Assim que decidir por quais modalidades você vai oferecer, pense em como será a distribuição dessas aulas. Quantas aulas serão dadas em um dia? De quais modalidades? O seu espaço comporta somente um tatame ou você consegue montar dois espaços para oferecer aulas simultâneas?
Ao responder todas essas perguntas, você consegue criar um planejamento consistente e sólido, sendo o seu plano de negócio e o guia de como seguir rumo ao sucesso do seu empreendimento.
Depois de tudo muito bem planejado, é hora de pensar na estrutura da sua academia de lutas.

2. Estrutura

O próximo passo para abrir o seu próprio negócio e ser bem-sucedido está relacionado à estrutura da sua academia. Na verdade, em um segmento de mercado com uma concorrência acirrada, a chave para o seu sucesso para conseguir se diferenciar das demais academias está diretamente relacionada à estrutura que você vai oferecer no seu espaço.
Daí a importância de um planejamento consistente. Ao estabelecer os tipos de artes marciais que você vai oferecer na sua academia, bem como o número de aulas, a frequência e a capacidade de alunos por aula, você consegue estabelecer os materiais e equipamentos necessários para suportar o seu planejamento.
Ao começar a traçar a estrutura necessária para a sua academia liste todas as modalidades de lutas que você irá oferecer. Em cada uma, descreva os materiais e equipamentos necessários demandados por cada modalidade, como por exemplo, sacos de luta, protetores bucais, protetores de cabeça, luvas, dentre outros. Ao fazer isso, você vai conseguir observar quais os equipamentos que são de uso comum de todas as modalidades, e quais são as especificidades de cada luta.
Por exemplo, você vai perceber que o tatame é uma estrutura comum de todas as modalidades de lutas. Vamos conversar um pouco melhor sobre esse item, que é uma das principais estruturas da sua academia de luta.
O tatame é o coração da sua academia. É onde todas as artes marciais são praticadas. É o local em que os atletas dão tudo de si para desenvolver e aplicar todos os conceitos e técnicas aprendidos durante as aulas. Fica bastante evidente a importância do tatame para uma academia de luta. É nessa estrutura que você deve prestar atenção para fazer um bom investimento.
Ao montar o tatame da sua academia, dê preferência para qualidade, pois é a qualidade do tatame que irá fornecer a segurança necessária para os atletas desenvolverem as lutas. Um tatame de lona, por exemplo, é produzido com um material que contribui com o atrito e a aderência do atleta ao solo, proporcionando o contato ideal para dar estabilidade ao atleta no desenvolvimento da luta.
Outra vantagem desse tipo de tatame é a facilidade para manutenção. São de extrema importância a manutenção e higienização do mesmo. Toda prática esportiva está exposta ao suor produzido pelos atletas. Para garantir um ambiente saudável e higiênico para os atletas, a limpeza do tatame é imprescindível. O tatame de lona é produzido com um material que facilita bastante a limpeza e higienização. Basta um álcool em gel ou um sabão neutro para manter o tatame sempre limpo e livre de bactérias e fungos que podem ser produzidos em ambientes com suor.
Além do tatame, outros equipamentos comuns da sua academia são os espelhos, equipamentos de som, armários e bancos nos vestiários e bebedouros. Investir na estrutura dos vestiários também pode ser uma diferenciação da sua academia. Oferecer chuveiros para que os atletas possam tomar um banho depois da prática esportiva e se trocarem para irem para o trabalho, por exemplo, pode ser uma grande vantagem e diferencial para a sua academia.
Tendo toda a sua estrutura planejada e desenhada, sabendo todos os equipamentos e materiais que você vai precisar, o próximo passo é fazer as contas e saber o tanto que você vai precisar investir. Confira a seguir.

academia de luta


3. Investimento

Montar o negócio dos seus sonhos requer bastante dedicação e preparo. Você viu que fazer um planejamento detalhado é parte fundamental do processo. Além disso, desenhar e estabelecer qual a estrutura necessária para fornecer todas as modalidades de lutas que você deseja e fazer da sua academia um local agradável para os seus atletas é parte mandatória para você conseguir se diferenciar da concorrência.
Mas, para montar a academia da forma que você deseja, é preciso avaliar o tanto que você está disposto a investir no seu negócio. Para montar uma academia com uma estrutura básica para ofertar as modalidades de lutas, empreendedores estipulam que é preciso ter cerca de R$ 50 mil.
Para ter noção do capital de giro que você irá precisar ter para manter o seu negócio e em quanto tempo você vai começar a ter o retorno do seu investimento, é preciso desenhar um planejamento financeiro do seu negócio.
Sendo assim, é preciso que você faça uma análise para saber o quanto você irá cobrar pela mensalidade. É do valor da mensalidade que você vai cobrir os custos de manutenção do espaço, como limpeza, reparos e pintura quando necessário, além dos custos para manter o seu negócio funcionando como as contas de água, luz, telefone, internet, locação do espaço e impostos. Lembre-se também de considerar os custos com a sua equipe de profissionais como os instrutores, recepcionistas, faxineiras e seguranças.
Com todo o levantamento financeiro estipulado, você já percorreu mais da metade do caminho para abrir seu próprio negócio. O próximo passo é cuidar de toda a documentação para abrir a sua academia.

4. Documentação

Abrir uma academia requer basicamente os mesmos documentos para abrir qualquer outro tipo de negócio no Brasil. Desse modo, você vai precisar de:
     Realizar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da sua academia
     Requerer a inscrição do seu empreendimento na prefeitura
     Conseguir o alvará de licenciamento
     Recolher os impostos referentes ao seu negócio
     Recolher os impostos referentes à contratação da sua equipe

Esses procedimentos também devem ser considerados no seu planejamento financeiro, uma vez que todos eles demandam certos aportes de investimentos. Lembre-se também de considerar o prazo para o registro do seu negócio, pode ser que leve mais tempo do que você estava esperando.
Agora que você está devidamente regulamentado e pronto para abrir as portas da sua academia de lutas, você precisa atrair seu público. E, como você pode fazer isso? Divulgando! Lembre-se que a propaganda é a alma do negócio!

5. Divulgação

Com uma estrutura impecável, uma equipe profissional qualificada, uma gama diferenciada de lutas a serem oferecidas, sua academia está pronta para receber seus clientes da melhor forma possível. Mas, todo novo negócio enfrenta um grande desafio no início de conquistar clientes e sua confiança.
A forma e a estratégia mais assertiva nesse momento é investir no marketing digital. Boa parte dos seus clientes vai estar no ambiente digital, principalmente nas redes sociais, um bom lugar para começar sua divulgação. Essa é uma boa forma de começar a investir na divulgação da sua academia, já que você pode fazer um aporte para as campanhas online em valor menor do que faria se divulgasse nos meios de mídia tradicionais como rádio, TV e outdoor.
Lembre-se também que ter o site da academia é uma estratégia de divulgação fundamental, já que pode ser um meio de comunicação entre você e seu público através de interações por comentários ou até mesmo oferecendo um chat online para esclarecer dúvidas.

Conclusão

Você viu que para montar a sua academia de lutas, investir tempo e dinheiro de forma assertiva podem garantir seu diferencial nesse segmento de mercado e consequentemente o sucesso do seu empreendimento.
Lembre-se que oferecer um serviço diferenciado vai ser exatamente o que vai lhe trazer vantagem e conseguir atrair clientes. Para além de oferecer uma academia com uma estrutura funcional e de qualidade para os seus atletas, é preciso oferecer uma equipe de profissionais qualificada.
Todo atleta busca por uma academia que ofereça uma estrutura diferenciada, mas principalmente uma equipe técnica qualificada que possa ajudar no seu desenvolvimento como atleta, evoluindo nas práticas e sempre buscando a excelência no esporte em que pratica.
Daí a importância de contratar profissionais qualificados, que além de serem preparados e especializados para ensinarem os alunos sobre as técnicas de cada modalidade de luta, também sejam qualificados para acompanhar cada atleta e oferecer instruções técnicas que vão ajudar no desempenho do atleta, bem como na sua evolução ao longo da prática esportiva.
Você está pronto para tornar realidade o seu sonho como empreendedor? Está pronto para tornar o seu planejamento em realidade e abrir as portas da sua academia de lutas para o sucesso? A jornada pode ser desafiadora, mas fazendo com qualidade e atenção, seu sonho pode se tornar realidade de uma forma bastante profissional e se tornar a sua fonte de renda.
Lembre-se de focar na qualidade do serviço que você irá oferecer para os seus atletas. Por isso, é importante sempre pesquisar e procurar por materiais e estruturas de qualidade.

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