Como economizar com cloro para piscina?

O cloro é o produto químico mais aplicado em limpeza de piscinas. Apesar das controvérsias que envolvem o uso desse produto, ele garante segurança contra bactérias e outros problemas. 
Quando não há uma adequada manutenção da água da piscina, a tendência é que o proprietário tenha mais mão de obra e um consumo maior de cloro e outros produtos, gastando muito dinheiro e (o que é ainda pior) nem obtendo os melhores resultados. Veja como economizar usando o cloro para piscina!

Fique atento à limpeza

Sempre mantenha a piscina limpa, removendo a sujeira superficial através de peneira. Também procure escovar periodicamente as paredes da piscina, seja manualmente, seja com um escovador automático (muitos aspiradores modernos vêm com a função de escovar).
As bordas também precisar ser escovadas, pois são foco de proliferação de microrganismos, além de serem um fator de risco para acidentes se não estiverem bem limpas. Na verdade, toda a área em torno da piscina deve ser limpa regularmente, evitando que possíveis detritos venham a cair na água e poluí-la.
Limpezas semanais evitam custos mais altos com limpezas mais profundas e tratamentos de choque com cloro e algicidas.

Aspire o fundo da piscina

Aspiradores automáticos aspiram com eficiência o fundo da piscina e os cantos, além de realizar escovação (alguns modelos mais sofisticados).
Uma dica é limpar o depósito de skimmer antes de realizar a aspiração, otimizando o desempenho do equipamento.
Robôs específicos já realizam aspiração e limpeza automática da piscina, cabendo ao proprietário somente o trabalho de limpar o reservatório do robô.

Mantenha sob os níveis ideais o pH e o cloro para piscina

Para evitar os tratamentos de choque, que são mais caros, convém controlar os níveis de pH e do cloro para piscina. Existem kits completos vendidos em lojas especializadas para medir os valores de cloro e pH.
Os níveis de pH devem ser mantidos entre 7,2 e 7,8 e o de cloro entre 1 a 3 ppm (porção por milhão). Mantendo sempre os níveis certos, não será preciso gastar com tratamentos de choque devido a situações mais alarmantes, como água esverdeada ou leitosa.

Use capa para piscina



Nunca deixe a piscina sem uso descoberta. Cubra-a com capa para piscina adequada (tela azul, capa de proteção, capa térmica, lona, capa de segurança). A capa impede que sujeiras como folhas, flores, galhos, pedras, insetos, poeira e outras caiam na água e favoreçam o desenvolvimento de fungos e bactérias. Protegida contra a ação solar, ela reduz também a chance de proliferação de algas.
O uso constante da capa também ajuda a reduzir custos com cloro para piscina na medida em que reduz bastante a evaporação da água e, consequentemente, mantém o cloro ativo por mais tempo dentro da água.

Não entre na água com muito protetor e bronzeador

Antes de entrar na piscina, retire o excedente de protetor solar e de bronzeador, pois esses produtos tendem a deixar a água gordurosa, requerendo o acréscimo de produtos químicos, como cloro e algicida, para controlar a qualidade da água.
Por isso, antes de entrar na piscina, tome uma boa ducha.

Opte por outras opções

Existe também a opção de substituir o cloro por outras opções. Em geral, elas são mais caras que o cloro, mas o custo-benefício pode compensar.
É o caso da ionização, por exemplo, em que um dispositivo libera íons de prata e cobre na água, eliminando e evitando a proliferação de microrganismos.
faz isso para evitar gastar muito dinheiro com cloro para piscina? Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Instalar Capa de Piscina e Valvula Dreno para escoar agua da piscina.

Lonas para Caminhão em Vinil: Investimento Inteligente para Proteção de Cargas

Descubra a Melhor Lona para Lagos e Tanques de Peixes